
A dor é um fenômeno multifatorial, considerado um mecanismo de alerta e defesa do organismo. Na fisioterapia analgésica são utilizados diversos procedimentos e técnicas, e dentre os mais comuns pode-se destacar:
Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS)
A TENS é uma corrente que produz pulsos elétricos, capaz de influenciar processos de neurocondução da dor e seu mecanismo fisiológico de analgesia. Além de ser não-invasiva e não-farmacológica, normalmente é confortável para o paciente, e não possui efeitos colaterais associados.
Ultrassom Terapêutico (UST)
Empregado na reabilitação das mais variadas patologias, tanto nos processos agudos como crônicos, com os objetivos de diminuir a dor, atenuar os efeitos da inflamação e auxiliar na regeneração tecidual.
Terapia com Laser
Considerada uma técnica segura, eficaz e com resultados promissores, a terapia com laser tem sido administrada com o objetivo de promover melhor resolução de processos inflamatórios, melhorar a cicatrização, reduzir a dor, evitar a ocorrência de edema, bem como preservar tecidos e nervos adjacentes ao local da injúria.